CAPACITAÇÃO QUALIFICA EQUIPES MUNICIPAIS PARA APRIMORAR REGULAÇÃO E AUDITORIA NO CONSUD

 

Publicado em: 18/03/2025 14:39 | Fonte/Agência: Comunicação/CONSUD

Whatsapp

 

Na manhã de hoje, a equipe de Regulação e Auditoria, juntamente com a Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste (CONSUD), realizou uma capacitação direcionada às equipes responsáveis pelo agendamento e pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios consorciados. A iniciativa teve como principal objetivo qualificar os profissionais que atuam diretamente no processo de agendamento de consultas médicas especializadas e cirurgias eletivas contratadas pelo CONSUD.

Durante o encontro, foi apresentada a proposta de implementação de um processo contínuo de regulação e auditoria, que será implantado em breve. A medida busca garantir maior agilidade e resolutividade no atendimento ao paciente, promovendo um acesso mais qualificado à rede especializada.

A Secretária Executiva do CONSUD, Ivone Faust Sponchiado, destacou a importância de inovar e qualificar os processos, ressaltando o papel fundamental dos profissionais que atuam diretamente com os agendamentos nos municípios: “É preciso fazer melhor. Não podemos continuar fazendo mais do mesmo. Precisamos nos qualificar para fazer melhor, nos dedicar para que o paciente chegue ao especialista de acordo com os protocolos estabelecidos, permitindo um atendimento mais resolutivo e com menor tempo de espera. Reconhecemos o serviço extraordinário que os agendadores realizam em seus municípios, muitas vezes sendo os pulmões das secretarias de saúde. Esse trabalho é importantíssimo e de grande relevância para a gestão municipal.”

A capacitação também reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelos agendadores das secretarias municipais de saúde, que são a porta de entrada do sistema, assim como dos médicos da atenção primária que quando identificam a necessidade de encaminhamento para um especialista, o processo deve ocorrer de forma correta e segura, garantindo que o paciente receba o cuidado adequado e que, após o atendimento, ele seja devolvido ao município com orientações claras e resolutivas.

A parte prática do treinamento foi conduzida pelos servidores João e Jéssika, que apresentaram o fluxo de trabalho no sistema eletrônico utilizado pelo consórcio e pelas equipes municipais. A demonstração simulou a entrada de informações e documentos no sistema, destacando como os municípios visualizam o paciente regulado e as diferentes situações de fila em que ele pode se encontrar. João, chefe do setor de regulação do CONSUD, ressaltou a importância desse momento prático: “Essa parte de apresentação no sistema de trabalho é de suma importância, visto que as equipes municipais participam olhando na prática o que precisarão fazer, sanando dúvidas e apontando possíveis melhorias no sistema que, no futuro, otimizarão o processo de regulação.”

O CONSUD reafirma seu compromisso com a qualificação contínua dos profissionais de saúde e com a melhoria dos processos de trabalho, sempre em busca de oferecer um atendimento digno, ágil e humanizado para toda a população.