MissãoSer uma instituição de saúde respeitada e comprometida com o aprimoramento contínuo dos municípios consorciados, contribuindo de maneira decisiva e eficiente para o crescimento e desenvolvimento de suas potencialidades na área de saúde, atuando em perfeita sintonia com a sociedade e demais instituições, apoiada sempre em valores éticos e morais, buscando a racionalização de recursos, preservação da dignidade humana, otimização de resultados e a eficiência da gestão associada. |
|
VisãoO Consórcio Intermunicipal de Saúde tem a percepção visionária de tornar-se uma referência em atendimento e satisfação do usuário da área de saúde pública, através da prestação de serviços especializados de qualidade, em caráter complementar ao Sistema Único de Saúde. |
|
ValoresEspírito de equipe, ética, transparência, credibilidade, comprometimento, responsabilidade, qualidade, eficiência, cooperação, dedicação, respeito e excelência de resultado. |
|
Histórico
O Consud - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste - Consud, estabelecido em 27 de fevereiro de 2023, surge como entidade pública autárquica interfederativa, resultante da consolidação do Protocolo de Intenções da antiga Associação Regional de Saúde do Sudoeste - ARSS. Com objetivos amplos, busca representar os municípios em assuntos de saúde, assegurar serviços eficientes, fortalecer a saúde regional e promover a integração institucional. Além disso, oferece diversos serviços, como consultas, exames, e procedimentos. O custeio da entidade se dá por contrato de rateio, custeado pelos municípios e por recursos estaduais e federais, incluindo emendas parlamentares. A sede moderna, inaugurada em 2017, marca um avanço significativo, proporcionando ampliação de serviços. A trajetória evolutiva, desde a criação da ARSS, evidencia o comprometimento com a excelência no atendimento à saúde regional. As equipes dos diversos setores do Consud atendem diariamente uma média de 800 pacientes.
A administração do Consud é realizada pela Secretaria Executiva, indicada pela Mesa Diretiva de prefeitos composta por: Presidente, Vice-presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.
A Associação Regional de Saúde do Sudoeste - ARSS
A ARSS, fundada em 7 de dezembro de 1994, surgiu para suprir a carência de consultas especializadas na rede pública de saúde, atendendo a demanda de 27 municípios. Inicialmente instalada no bairro Alvorada com o apoio da Secretaria do Estado da Saúde, a ARSS proporcionou economia de escala e atendeu, através do Centro Regional de Especialidades - CRE, a crescente demanda por especialidades médicas na saúde pública. No último ano de funcionamento no espaço físico cedido, foram realizadas em média 8.500 consultas por mês, abrangendo 23 especialidades médicas e programas institucionais.
Na gestão do presidente e prefeito de Pinhal de São Bento, Jaime Ernesto Carniel, em setembro de 2010, foram iniciadas tratativas com prefeitos, lideranças políticas e parlamentares para buscar recursos visando melhorar a infraestrutura da ARSS. Com o empenho do presidente, prefeitos e parlamentares federais, foram destinadas emendas parlamentares totalizando 5 milhões para a construção da sede do consórcio. Além disso, o Estado do Paraná contribuiu com recursos para a compra de equipamentos. Essa colaboração demonstra o esforço conjunto para fortalecer a infraestrutura e os recursos da ARSS.
A nova sede da ARSS, com 4.317m² na Rodovia Contorno Leste, Água Branca, próxima ao Hospital Regional e à Faculdade de Medicina da UNIOESTE, foi viabilizada com a doação de terrenos e terraplanagem pela Prefeitura de Francisco Beltrão, liderada por Vilmar Reichembach, prefeito na época. O processo licitatório em abril de 2012, com valor de R$ 4.775.163,23, permitiu o início da construção em outubro do mesmo ano. A mudança para a sede atual, realizada de 3 de abril a 5 de maio de 2017, possibilitou a ampliação de serviços, incluindo a implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), adotado por 100% dos profissionais em 2019. Essa modernização facilita o acompanhamento da saúde, melhorando a qualidade da assistência a saúde prestada a população.