O CONSUD > História do Consud

Missão

Ser uma instituição de saúde respeitada e comprometida com o aprimoramento contínuo dos municípios consorciados, contribuindo de maneira decisiva e eficiente para o crescimento e desenvolvimento de suas potencialidades na área de saúde, atuando em perfeita sintonia com a sociedade e demais instituições, apoiada sempre em valores éticos e morais, buscando a racionalização de recursos, preservação da dignidade humana, otimização de resultados e a eficiência da gestão associada.

Visão 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde tem a percepção visionária de tornar-se uma referência em atendimento e satisfação do usuário da área de saúde pública, através da prestação de serviços especializados de qualidade, em caráter complementar ao Sistema Único de Saúde.

 

Valores 

Espírito de equipe, ética, transparência, credibilidade, comprometimento, responsabilidade, qualidade, eficiência, cooperação, dedicação, respeito e excelência de resultado.

 

 

Histórico

O Consud - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste


O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste - Consud, estabelecido em 27 de fevereiro de 2023, surge como entidade pública autárquica interfederativa, resultante da consolidação do Protocolo de Intenções da antiga Associação Regional de Saúde do Sudoeste - ARSS. Com objetivos amplos, busca representar os municípios em assuntos de saúde, assegurar serviços eficientes, fortalecer a saúde regional e promover a integração institucional. Além disso, oferece diversos serviços, como consultas, exames, e procedimentos. O custeio da entidade se dá por contrato de rateio, custeado pelos municípios e por recursos estaduais e federais, incluindo emendas parlamentares. A sede moderna, inaugurada em 2017, marca um avanço significativo, proporcionando ampliação de serviços. A trajetória evolutiva, desde a criação da ARSS, evidencia o comprometimento com a excelência no atendimento à saúde regional. As equipes dos diversos setores do Consud atendem diariamente uma média de 800 pacientes. 
A administração do Consud é realizada pela Secretaria Executiva, indicada pela Mesa Diretiva de prefeitos composta por: Presidente, Vice-presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.

 

A Associação Regional de Saúde do Sudoeste - ARSS
 

A ARSS, fundada em 7 de dezembro de 1994, surgiu para suprir a carência de consultas especializadas na rede pública de saúde, atendendo a demanda de 27 municípios. Inicialmente instalada no bairro Alvorada com o apoio da Secretaria do Estado da Saúde, a ARSS proporcionou economia de escala e atendeu, através do Centro Regional de Especialidades - CRE, a crescente demanda por especialidades médicas na saúde pública. No último ano de funcionamento no espaço físico cedido, foram realizadas em média 8.500 consultas por mês, abrangendo 23 especialidades médicas e programas institucionais.
Na gestão do presidente e prefeito de Pinhal de São Bento, Jaime Ernesto Carniel, em setembro de 2010, foram iniciadas tratativas com prefeitos, lideranças políticas e parlamentares para buscar recursos visando melhorar a infraestrutura da ARSS. Com o empenho do presidente, prefeitos e parlamentares federais, foram destinadas emendas parlamentares totalizando 5 milhões para a construção da sede do consórcio. Além disso, o Estado do Paraná contribuiu com recursos para a compra de equipamentos. Essa colaboração demonstra o esforço conjunto para fortalecer a infraestrutura e os recursos da ARSS.
A nova sede da ARSS, com 4.317m² na Rodovia Contorno Leste, Água Branca, próxima ao Hospital Regional e à Faculdade de Medicina da UNIOESTE, foi viabilizada com a doação de terrenos e terraplanagem pela Prefeitura de Francisco Beltrão, liderada por Vilmar Reichembach, prefeito na época. O processo licitatório em abril de 2012, com valor de R$ 4.775.163,23, permitiu o início da construção em outubro do mesmo ano. A mudança para a sede atual, realizada de 3 de abril a 5 de maio de 2017, possibilitou a ampliação de serviços, incluindo a implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), adotado por 100% dos profissionais em 2019. Essa modernização facilita o acompanhamento da saúde, melhorando a qualidade da assistência a saúde prestada a população.


Imagens