A equipe gestora do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste (CONSUD) participou, na manhã desta quarta-feira (30), na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), do 1º Fórum de Articulação Intersetorial para o Desenvolvimento Regional. O evento reuniu lideranças regionais de diversos setores e áreas de atuação com o objetivo de fortalecer o diálogo entre as políticas públicas e promover um desenvolvimento mais integrado no território.
A abertura do Fórum foi marcada por uma belíssima apresentação cultural, que proporcionou um momento de acolhimento e sensibilização aos participantes, preparando o ambiente para a palestra.
Na sequência, o mestre de cerimônias realizou a apresentação das unidades administrativas estaduais com atuação na região, apresentando a estrutura de cada entidade, sua finalidade, modo de funcionamento e o nome do gestor responsável por cada órgão. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento dos presentes sobre a atuação do Estado na região e fomentar a integração entre os diversos serviços públicos. Também realizou uma apresentação institucional do CONSUD, destacando sua natureza jurídica como autarquia pública interfederativa e o papel estratégico que desempenha na organização da assistência especializada em saúde na região Sudoeste valorizando a relevância da parceria sólida com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, que garante eficiência e capilaridade na oferta de serviços à população dos municípios consorciados.
A programação do Fórum incluiu ainda uma palestra que fez um resgate histórico sobre os caminhos do desenvolvimento regional no Brasil, com ênfase especial no Paraná e nas conquistas da região Sudoeste. A palestrante abordou os avanços já alcançados e os desafios que ainda precisam ser enfrentados, convocando todos os gestores presentes à reflexão sobre seu papel na construção de políticas públicas mais eficazes e integradas.
O foco do encontro foi o fortalecimento da intersetorialidade. A mensagem central transmitida aos participantes foi a necessidade de romper com ações isoladas e promover uma atuação colaborativa entre todas as secretarias e setores. Como destacou a palestrante, "o público é o mesmo" – e por isso, pensar e executar projetos de forma conjunta pode ampliar resultados, otimizar recursos e proporcionar maior impacto social.
A equipe do CONSUD avalia positivamente a participação no evento e reforça seu compromisso com a integração interinstitucional, reconhecendo que a construção de uma saúde pública mais resolutiva passa pela articulação efetiva entre os diversos setores do poder público.