O que você não resolve em sua mente, o corpo, transforma em doença. Fique atento aos sinais!
Afinal, você sabe o que é saúde mental?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções. Ainda segundo a organização as condições que alteram a saúde mental incluem transtornos e deficiências psicossociais, bem como outros estados mentais associados a um alto grau de sofrimento, incapacidade funcional ou risco de comportamento autolesivo.
Desta forma, a saúde mental é uma parte integrante e complementar à manutenção das funções orgânicas e o bom estado mental confere ao homem o amplo exercício de seus direitos sociais e de cidadania. Assegura ainda as condições de interação social para uma convivência familiar mais harmônica e segura.
A saúde mental possui alguns aspectos determinantes, sendo que, os transtornos mentais surgem pela influência de múltiplos fatores sociais, genéticos, psicológicos e ambientais. As pressões socioeconômicas influenciam continuamente os riscos para a saúde mental individual e coletiva, sobretudo sobre as camadas mais populares.
Há alguns hábitos prejudiciais a nossa saúde mental, no qual, devemos tentar evitar, pensamentos negativos, bem como, vícios em jogos e uso excessivo da internet são uns dos fatores que mais atacam atualmente, haja vista que a sociedade atual construiu uma espécie de “obrigatoriedade” em estar sempre online e querer saber, em tempo real, os principais acontecimentos do mundo. Porém, quando a falta da internet gerar sofrimento, a situação pode evoluir para uma patologia considerada um transtorno mental.
Alguns hábitos que podem ser praticados para cuidar de sua saúde mental, são:
1. Adote uma alimentação saudável;
2. Invista na qualidade do seu sono;
3. Pratique exercícios físicos;
4. Saiba escolher com quem se relaciona;
5. Pratique o amor-próprio;
6. Tenha um tempo para meditar;
Lembre-se atualmente, há alternativas para garantir a promoção da estabilidade emocional e psíquica de quem está em busca de auxílio profissional. Assim, procure ajuda o quanto antes e conheça as soluções que possibilitam a promoção da saúde mental e física, assim como a recuperação do bem-estar e da qualidade vida.