Por meio do Parecer nº 531/2024 do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR), o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste (CONSUD) teve a prestação de contas do exercício de 2023, sob a gestão do Presidente Jean Pierr Catto, aprovada.
A análise do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) teve como objetivo avaliar as demonstrações da execução orçamentária, financeira, patrimonial e de resultados referentes ao período.
A controladora interna, Alexandra Santini, e a contadora, Ângela Datsch da Cunha, foram responsáveis pelo envio das informações, conforme solicitado pela Instrução Normativa nº 180/2023 do TCE-PR. Cabe ressaltar que desde o ano de 2019 o CONSUD tem as contas aprovadas sem ressalvas.
A Secretária Executiva do Consórcio, Ivone Faust Sponchiado, comentou sobre a aprovação: “É sempre motivador receber a aprovação das contas do CONSUD. Ela não é apenas um ato burocrático, mas sim uma demonstração de comprometimento com a transparência e a boa governança. Segundo a legislação vigente "prestamos contas porque administramos dinheiros, bens e valores públicos, assumimos obrigações de natureza pecuniária". Este princípio reforça a obrigação de todos os gestores públicos em demonstrar a correta aplicação dos recursos financeiros.
A boa gestão dos recursos pelo CONSUD resulta diretamente em melhorias nos serviços de saúde prestados aos municípios consorciados. Com as contas aprovadas, o Consórcio comprova que os investimentos foram realizados de forma eficiente. Essa transparência gera confiança entre a população e assegura que os profissionais de saúde tenham as condições adequadas para exercer suas funções”.