No dia 23 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) celebrou uma década de dedicação e serviços prestados à comunidade. Composto por uma rede de saúde mental que abrange 27 municípios pertencentes à 8ª Regional de Saúde, o CAPS AD III tem como missão oferecer assistência qualificada, integral e contínua a portadores de transtornos relacionados ao uso de substâncias, atendendo adultos e adolescentes de ambos os sexos, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
O CAPS AD III se destaca pela oferta de desintoxicação e acolhimento noturno em um ambiente não hospitalar. O espaço é projetado para ser acessível, humanizado e acolhedor, focado na inclusão social. Utilizando um Projeto Terapêutico Singular compartilhado, o CAPS AD III proporciona um tratamento personalizado que atende às necessidades individuais de cada paciente.
Além de seu atendimento direto aos pacientes, o CAPS AD III também desempenha um papel fundamental no suporte aos demais pontos de atenção da rede de saúde mental. Através do matriciamento e de orientações às equipes dos municípios, o centro assegura que os cuidados sejam coordenados e eficazes em toda a região.
A comemoração dos 10 anos contou com a presença de amigos, voluntários, colaboradores, pacientes, autoridades municipais e da Secretaria Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste (CONSUD). Foi uma celebração marcada pela gratidão e pelo reconhecimento das muitas batalhas enfrentadas e vencidas ao longo dos anos. Muitos pacientes que passaram pelo CAPS AD III hoje vivem sem o uso de substâncias, enquanto outros estão em recuperação e reconstruindo suas vidas e famílias.
Durante o evento, foram expressados agradecimentos a todos que contribuíram para que o CAPS AD III Regional se tornasse uma realidade. A dedicação dos colaboradores e o apoio dos amigos do CAPS AD III foram fundamentais para o sucesso alcançado ao longo desses 10 anos.
O CAPS AD III Regional segue comprometido com a saúde mental e a reintegração social de seus pacientes, reforçando a importância de uma abordagem humanizada e acessível no tratamento de transtornos relacionados ao uso de substâncias.