SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

 

Publicado em: 06/02/2024 16:39 | Fonte/Agência: Patricia dos Santos / Consud

Whatsapp

 

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência ocorre entre os dias 1º e 8 de fevereiro. Instituída pela Lei 13.798/2019, tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gravidez na adolescência é caracterizada quando ocorre entre os 10 e os 20 anos de idade.

Conversamos com o ginecologista e obstetra Dr. Felipe Golin Palharini, do Consud, para obter mais percepções sobre o assunto:

 

Qual o impacto psicológico causado por uma gravidez precoce?

Geralmente o impacto maior se dá após a gravidez da adolescente, mas durante a gestação já podemos observar muitas vezes surgimento de comorbidades como ansiedade e depressão.

 

Como a idade afeta a saúde da mãe e do bebê durante a gestação?

A gravidez na adolescência apresenta alguns riscos aumentados em relação à idade adulta. São maiores os riscos de gravidez molar, desordens hipertensivas, hemorragia pós-parto e depressão pós-parto. Além disso, muitas vezes o pré-natal é iniciado tardiamente, de maneira que também por esse motivo, complicações são mais comuns.

 

Quais são os cuidados pré-natais essenciais para uma adolescente grávida?

Os mesmos que para qualquer outra gestação. Mas aqui é mais importante o suporte psicológico.

 

Qual é a importância do apoio psicológico durante a gravidez na adolescência?

Essencial, devido aos motivos citados anteriormente – Depressão, ansiedade e depressão pós-parto. É importante acrescentar aqui também o apoio social, pois muitas vezes a gestante adolescente é proveniente de situações de vulnerabilidade socioeconômica.

 

Como a educação parental pode ser benéfica nesse contexto?

É o fator mais importante. A educação e um núcleo familiar saudável são a melhor prevenção para a gravidez na adolescência.

 

Qual é o melhor meio de prevenção da gravidez na adolescência?

Educação de qualidade para a população. Mas esse apesar de ser o melhor meio de prevenção leva tempo para dar resultados. Campanhas de conscientização e disponibilização de métodos anticoncepcionais também são importantes.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Clique AQUI.