JANEIRO BRANCO: SAÚDE MENTAL IMPORTA

 

Publicado em: 23/01/2024 13:38 | Fonte/Agência: Patricia dos Santos / Consud

Whatsapp

 

O mês de janeiro, primeiro mês do ano, é marcado pelo sentimento de recomeço. É um momento em que as pessoas organizam as metas do novo ano e também fazem uma reflexão sobre suas relações e seu propósito de vida. Foi considerando isso que este mês foi escolhido para representar a saúde mental e emocional no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, o Janeiro Branco visa a prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico: “As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar”.

A Cartilha do Janeiro Branco (disponível aqui), alerta que “Saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais”. Diz ainda que “A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito como "um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade".

Pensando nisso, o Consud conversou com a Psicóloga Aline Pichler, que atende no Consórcio, que deu algumas dicas para a promoção da saúde mental no dia a dia:

 

- Atividade física

Além dos benefícios para a saúde física, os exercícios físicos regulares também podem melhorar a capacidade cognitiva, reduzindo os níveis de ansiedade e estresse em geral e sintomas de depressão e ansiedade por estimularem a liberação de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, responsáveis pela regulação do humor.

 

- Sono

Uma noite de sono reparadora é essencial para a manutenção da saúde mental pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico, consolidando a memória. A saúde mental está intimamente ligada à qualidade do sono, problemas do sono podem ocasionar alterações no humor, ansiedade, depressão e estresse.

 

- Relações saudáveis

Procure cercar-se de pessoas que você ama e são importantes na sua vida, como familiares e amigos. Cultivar vínculos positivos e viver relacionamentos sólidos diminui a possibilidade de problemas de saúde mental, aumentando a autoestima e reduzindo o estresse, propiciando assim a sensação de pertencimento.

 

- Autoconhecimento

É através do autoconhecimento que entendemos nossas próprias características, sentimentos, comportamentos, habilidades, capacidades virtudes e propósitos tornando-nos mais confiantes e criativos.

 

- Busque ajuda

Se perceber que está com dificuldade para lidar com as emoções e frustrações não hesite em buscar ajuda profissional. Lembre-se você não precisa enfrentar isso sozinho!

 

O “Janeiro Branco” foi criado em 2014, em Minas Gerais, idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Atualmente a campanha conta com colaboradores em diversas cidades do território nacional e a aderência aumenta a cada ano.