CURSO DE EXTENSÃO MACC/UNIOESTE

 

Publicado em: 27/09/2023 16:16 | Fonte/Agência: Anna - CONSUD

Whatsapp

 

No dia 26/09/23 os pediatras do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste – Consud, Luciane Martignoni e Cassiano Goulart, realizaram uma capacitação aos profissionais de saúde dos municípios sobre o Autismo. O foco foi levar as equipes da atenção primária informações importantes  de como, por exemplo, a nutrição e o estilo de vida , associado a fatores genéticos podem contribuir a uma série de ocorrências negativas e também podem assegurar reservas biológicas necessárias ao vida do bebê, prevenindo doenças. Por isso o Pré Natal de qualidade é essencial.
O transtorno do espectro autista (TEA) inclui uma série de condições que afetam a interação social, comunicação, interesses e comportamentos de uma pessoa. Está estabelecido que o TEA possui tendência hereditária importante, mas pesquisas sugerem ser influenciado também pela nutrição materna. O uso de boa alimentação pela mãe pode estar associado a um risco menor de desenvolvimento do autismo na criança. 
A genética dos transtornos do espectro do autismo está estimada entre 50% e 80%, mas fatores de risco não hereditários também contribuem para uma proporção dos riscos de TEA. O TEA se desenvolve no pré-natal.
A nutrição materna influencia o neurodesenvolvimento e pode influenciar o risco de TEA. Pesquisas indicam que o TEA, tem relação com o fator imune materno nos pacientes suscetíveis geneticamente e a qualidade de vida da mãe durante a gravidez pode ter certa influência. Outros fatores, como a saúde e o estilo de vida geral, também poderiam desempenhar um papel.