Participação na II Conferência Sobre Acessibilidade em Francisco Beltrão

 

Publicado em: 02/05/2023 07:42 | Fonte/Agência: Anna - CONSUD

Whatsapp

 

No dia 27/04/2023, o CONSUD, representado por Ivone Faust Sponchiado, secretária executiva, Enfª Aline Nardi, coordenadora técnica e Enfª Ana Flávia M. de Araujo, chefia do setor de Órtese e Prótese, estiveram presentes na II Conferência Sobre Acessibilidade em Francisco Beltrão, promovida pela Associação de Deficientes Físicos e Visuais ADFV-FB juntamente à divisão de PEE da Unioeste Francisco Beltrão. 
A conferência teve como objetivo a conscientização da necessidade de melhorias no tocante à acessibilidade e definição de projetos e metas, visando a melhoria desta, na cidade de Francisco Beltrão e região. A conferência contou com a presença de autoridades locais bem como especialistas na área de PCD e Acessibilidade.
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de curto ou longo prazo, permanentes ou temporárias de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem reduzir ou impossibilitar sua participação plena e efetiva na sociedade.
Foram abordados temas como combate ao preconceito e promoção de igualdade de condições dos PCDs em relação aos demais, a conferência nos mostrou que ainda se faz necessária a adaptação de espaços físicos, adequação de linguagem, adoção de tecnologias e inclusão no mercado de trabalho. A inclusão de linguagem em Libras, nos serviços de saúde foi outro ponto, muito importante por sinal, abordado por um dos participantes, surdo total, que relatou ter muita dificuldade nesta parte, precisando estar sempre com a mãe ou um tradutor junto, para poder comparecer à consultas e exames. Estes são apenas alguns exemplos dos que foram abordados e relatados por PCDs da cidade. Todas elas dizem respeito a questão da acessibilidade, que tem como intuito possibilitar às pessoas com deficiência, viver de forma independente e ativa, podendo participar plenamente da vida social.
Promover a acessibilidade significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a qualquer evento e instalações abertos ao público ou de uso público.
O PCD ou pessoa com mobilidade reduzida, já tem os seus direitos assegurados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como pela ONU, pela OMS e demais legislações federais, estaduais e municipais, apesar disso, ainda existem muitas dificuldades para a sua garantia efetiva, o que torna o engajamento da sociedade fundamental para a eliminação de barreiras e formas de discriminação.