CAMPANHA DEZEMBRO LARANJA

 

Publicado em: 13/12/2022 11:58 | Fonte/Agência: Anna - Associação Regional de Saúde do Sudoeste

Whatsapp

 

E CHEGOU O VERÃO!
Dezembro chegou e com ele trouxe o verão, época em que a incidência do sol é excessiva e com isso precisamos nos atentar com alguns cuidados com a exposição da pele, pois a possibilidade de desenvolver um câncer de pele também aumenta. 
Mas o que é câncer de pele? 
é o tumor de maior incidência no Brasil e a exposição solar excessiva, sem proteção, pode provocar alterações celulares, levando ao desenvolvimento de câncer de pele. As pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos, quem se expôs muito ao sol e quem tem histórico de câncer de pele na família estão mais propensos a desenvolver a doença. O bronzeamento artificial também oferece alto risco de desenvolvimento de câncer de pele, mais do que a exposição aos raios solares, isso ocorre porque as máquinas de bronzeamento emitem altos níveis de UVA, a radiação ultravioleta, de maior risco para o câncer de pele.
E como prevenir? 
Procurar evitar a exposição excessiva à radiação solar, composta pelos raios UVB e UVA, principalmente entre 10h e 16h, os cuidados não devem ser apenas quando estiver ensolarado, nos dias nublados a exposição à radiação solar pode ser intensa também. 
Adote medidas simples de proteção como o uso de filtro solar, boné, chapéu, autoexame da pele, além do cuidado com o excesso de exposição solar. Lembre-se de consultar com um dermatologista para realizar acompanhamento de possíveis manchas que vier a surgir.