28 de Julho: Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais

 

Publicado em: 28/07/2022 09:53 | Fonte/Agência: Patricia Santos / Associação Regional de Saúde do Sudoeste

Whatsapp

 

28 de Julho: Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais

Foto: Reprodução/Internet

O dia 28 de Julho é o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais.

A data foi criada em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019, instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano em todo o território nacional, no mês de julho, quando são efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.

Para falar sobre o tema conversamos com o Dr. Valdir Spada Júnior, Médico Infectologista que atende na ARSS - Associação Regional de Saúde do Sudoeste. O profissional esclareceu algumas dúvidas sobre a doença:

Toda hepatite é contagiosa?
Nem toda hepatite é contagiosa. Quando falamos o termo “hepatite” estamos nos referindo a uma inflamação no fígado. Essa inflamação pode ter diferentes causas: bebidas de álcool, gordura no fígado, medicamentos, ervas para o preparo de chás, vírus e outros microorganismos. Algumas hepatites podem ser transmitidas de pessoa a pessoa como por exemplo a hepatite B e a hepatite C. A forma de transmissão vai depender de qual hepatite estamos falando.

Hepatite é uma doença hereditária?
Algumas hepatites podem ter um caráter genético como por exemplo as Hepatites Auto-Imunes onde o próprio organismo não reconhece o fígado como algo próprio do organismo e começa a atacar as células do fígado, levando a um quadro de inflamação (hepatite).

Como se prevenir contra hepatite?
A prevenção das hepatites virais se dá através de boas práticas como por exemplo uso de preservativo em relações sexuais, uso de EPIs quando entrar em contato com material orgânico como o sangue.
Outras hepatites tem sua forma de prevenção e cuidados próprios como por exemplo evitar bebida alcoólica, chás caseiros com ervas tóxicas para o fígado como chá verde, sene, cavalinha. Dieta e exercício físico para evitar a esteatose hepática (gordura no fígado).

Como é feito o tratamento?
O tratamento depende da causa. Se a causa é um vírus existem medicamentos antivirais. Se a causa é o álcool ou gordura no fígado o tratamento basicamente é a mudança do estilo de vida.

Hepatite tem cura?
A maioria das hepatites tem cura. Todas tem controle. Sempre é indicado manter um acompanhamento do fígado com seu médico pois a maioria das hepatites não costumam dar muitos sintomas. Os sintomas aparecem quando a doença já está avançada.
 

Para saber mais sobre cada tipo de Hepatite, clique aqui.