ARSS e CRESEMS realizam reunião ordinária

 

Publicado em: 07/07/2022 07:29 | Fonte/Agência: Patricia Santos / Associação Regional de Saúde do Sudoeste

Whatsapp

 

ARSS e CRESEMS realizam reunião ordinária

Encontro realizado na última quarta-feira (06) reuniu representantes dos 27 municípios que integram o Consórcio.

A ARSS - Associação Regional de Saúde do Sudoeste junto ao CRESEMS - Conselho de Secretarias Municipais de Saúde realizaram Reunião Ordinária na manhã desta quarta-feira (06).

Representantes das secretarias de saúde dos municípios que integram o Consórcio estiveram presentes para debater as seguintes pautas:

- Protocolos para as especialidades;
- Licitações e contratos;
- Aprovação de serviços a serem contratualizados pelo Consórcio;
- Implantação CEO – Centro de Especialidades Odontológicas;
- Rede de oftalmologia;
- Cirurgias eletivas;
- Assuntos gerais.

Todos os assuntos foram debatidos e dados os devidos encaminhamentos, porém o protocolo de especialidades, foi o assunto de maior atenção.

Na ocasião, a Enfermeira Natalia Dalla Costa Becker falou sobre o novo protocolo de encaminhamento de pacientes diabéticos para o CRE – Centro Regional de Especialidades:
“A equipe da ARSS junto aos municípios que fazem parte do Consórcio estão trabalhando para otimizar os encaminhamentos às especialidades. As especialidades de Reumatologia e Nefrologia foram as primeiras a passar por esse processo de regulação, agora é o momento do Diabetes.
O protocolo de diabetes foi elaborado pelo Dr. Christian Bortolotto e a Dra. Mônica Panza e revisado pelo Dr. Murilo Caregnatto. O objetivo do protocolo é que o município encaminhe o paciente de forma correta, evitando  retornos desnecessários, otimizando as agendas e ofertando atendimento em tempo oportuno.
As informações solicitadas no formulário de encaminhamento também auxiliarão o médico da atenção primária no manejo do paciente no próprio município. 
Após o atendimento no município, preenchimento da documentação necessária e encaminhamento para o serviço de regulação da ARSS o município receberá uma devolutiva: se o paciente já pode ser inserido na agenda ou se é necessário alguma alteração no tratamento ainda no município.
Durante o processo de implantação (120 dias), alterações poderão ser realizadas a fim de qualificar o serviço.”


Imagens