Dia Internacional de Combate às Drogas

 

Publicado em: 27/06/2022 14:15 | Fonte/Agência: Mari Romio / Associação Regional de Saúde do Sudoeste

Whatsapp

 

Em 1987 a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 26 de Junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

O CAPS AD III Regional, administrado pela ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste), sob a Coordenação de Marilene Manfrin Romio, situado na cidade de Marmeleiro – PR, presta atendimento aos 27 municípios pertencentes à 8ª Regional de Saúde do Paraná.

Em funcionamento há 08 anos, é um serviço “porta aberta” para dependentes de álcool, crack e outras drogas, tendo como porta de entrada também a Atenção Básica dos municípios. Oferece cuidados contínuos de saúde com funcionamento de 24 horas, ofertando um período de desintoxicação de 14 dias (chamado de acolhimento noturno) e atendimento ambulatorial, de acordo com plano terapêutico singular individual estipulado pela equipe multidisciplinar. Outro plano de cuidado é o compartilhado, que conta com a colaboração do município de origem de cada indivíduo.

Os usuários dispõem de consultas psiquiátricas, atendimento médico clínico e oficinas terapêuticas regidas por um projeto pedagógico que se chama "Respeitando Particularidades" que contempla a formação acadêmica dos profissionais que as executam (Assistente Social, Enfermagem, Médico, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, TO, Educador Físico, Acadêmicos do 5º e 6º ano do curso de Medicina).

Conta também com a UA – Unidade de Acolhimento que atualmente está com pacientes em acolhimento noturno e em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar, sendo que alguns estão exercendo atividade laboral remunerada em empresas da cidade de Marmeleiro. O objetivo é a ressocialização pelo seguimento do cuidado, bem como pela participação de forma ativa da articulação intersetorial para promover a reinserção do usuário na comunidade almejada com o trabalho do CAPS AD III.

No dia 24 de Junho fora realizado um momento comemorativo de 01 ano de abstinência de um paciente que segue em atendimento ambulatorial, mostrando que é possível viver em abstinência com qualidade de vida.

Outra prática realizada neste serviço são as atividades que buscam a prevenção ao uso de crack, álcool e demais drogas, objetivando a conscientização dessa problemática e reforçando os perigos causados por essas substâncias.


Imagens