Nesta terça-feira (21) a coordenadora geral da ARSS – Associação Regional de Saúde do Sudoeste, Ivone Faust Sponchiado, participou de uma reunião na cidade de Curitiba juntamente à ACISPAR – Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná.
Na ocasião foi realizada uma apresentação do Serviço de Ouvidoria da SESA – Secretaria de Saúde do Paraná. As profissionais Laísa e Aline falaram sobre a importância da ouvidoria dentro dos protocolos e do Programa QualiCis – Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde.
Esteve presente também a Sra. Maria Goretti Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, que falou sobre o programa PlanificaSUS.
Segundo Maria Goretti, o PlanificaSUS é um processo de educação permanente que permite o desenvolvimento da competência das equipes para que se tenha um planejamento e uma organização em toda a Rede de Atenção à Saúde. O programa baseia-se no MACC - Modelo de Atenção às Condições Crônicas, que é realizado pela ARSS e também do Ambulatório Especializado pelas equipes do Consórcio.
O programa iniciou com a conscientização dos prefeitos sobre a importância em manter uma equipe qualificada, já que dessa forma geram-se melhores resultados. O ciclo de atenção é contínuo para que a equipe possa dar conta do entendimento que a população necessita. Quanto mais qualificados os profissionais, menor a probabilidade de erro, então a tomada de decisões é mais assertiva.
A equipe condutora conseguiu que 390 municípios do estado do Paraná tivessem adesão (100%) e a ARSS faz parte disso.
A coordenadora geral da ARSS, Ivone Faust Sponchiado, comentou que é valioso enaltecer a importância da participação da Associação como Ambulatório Especializado para compreender as dificuldades dos municípios e apoiar tecnicamente nas tomadas de decisões. Afirmou que a discussão foi extremamente importante e conta com algumas conquistas já apresentadas, como treinamentos e cursos disponibilizados pela SESA para qualificar ainda mais os profissionais do Consórcio. Disse ainda que “A linha de cuidados dentro dos programas é escolhida de acordo com as necessidades da região, avaliando seus indicadores de saúde, e a ARSS é um grande apoiador”.
Seguindo a pauta, foi oficializado pela SESA o Serviço de Telessaúde do Paraná. Esse programa visa apoiar aos municípios com a Rede Especializada, o que foi uma grande conquista do mês de Junho. O estado do Paraná também está implantando o Módulo de Telessaúde, para que se possa - com eficiência - apoiar aos municípios no suporte pelo especialista sem que o paciente precise se deslocar.
O Diretor Executivo do Consórcio Paraná Saúde, Carlos Roberto Kalckmann Setti, falou sobre as dificuldades para a aquisição de medicamentos no atual cenário brasileiro. Setti relatou situações relacionadas à pandemia do novo Coronavírus que vem ocasionando dificuldades nas entregas e agravando situações já existentes. Segundo ele, dentre outras causas (relatadas aos presentes na reunião), empresas fornecedoras e transportadoras necessitaram passar por adequações nas equipes e nas rotinas de limpeza e higiene, o que demandou um período maior para a execução das atividades de logística.
A agenda de encontros da ACISPAR seguirá na quarta-feira (22), com a pauta “Discussão e Planejamento para Audiência Pública do SAMU na Comissão de Orçamento da Câmara Federal”.