O Dia da Imunização é celebrado anualmente no dia 09 de Junho. O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter a vacinação em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades.
A médica alergologista e imunologista pediátrica, Dra. Luciane Martignoni, que atende na ARSS falou sobre o assunto:
Qual a importância da imunização após os primeiros dias de vida?
As vacinas já nos primeiros meses de vida, seguindo o calendário nacional de imunizações, são essenciais para fortalecer o sistema imunológico dos bebês, evitando que doenças causadas por vírus e bactérias se desenvolvam, e doenças infecto contagiosas graves se instalem.
É necessário vacinar mesmo que alguma doença não esteja presente na comunidade?
A vacinação é um procedimento seguro e eficiente, por intermédio delas fortalecemos a resposta imune individual e coletiva, impedido surtos de doenças. Então, para que “velhas endemias/epidemias” continuem controladas, se faz necessária a vacinação.
Quais os riscos em atrasar o cronograma de vacinas de uma criança?
Os riscos são de um sistema imune destreinado para combater uma doença imunoprevenível.
Diante do atual cenário (pandemia), não vacinar é uma opção segura?
Não vacinar é estar susceptível a contrair doenças, com riscos de manifestações graves que poderiam ser evitadas, além de não estar contribuindo para a sociedade no controle das doenças imunopreveníveis. Lembrando que o Brasil possui um dos melhores programas de vacinação pública do mundo.
De acordo com o site do Ministério da Saúde, toda a população pode se vacinar gratuitamente nas mais de 38 mil salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. Para isso, basta comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos.
Saiba mais clicando AQUI