31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

 

Publicado em: 30/05/2022 13:31 | Fonte/Agência: Patricia Santos / Associação Regional de Saúde do Sudoeste

Whatsapp

 

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

Dr. Redimir Goya, pneumologista. (Foto: Instagram @goyapneumo)

No dia 31 de Maio comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada em 1987, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O Dr. Redimir Goya, pneumologista que atende na ARSS, falou sobre o tema:

Quais os riscos que o tabagismo pode causar na vida do paciente?
Qualquer forma de consumo de tabaco, seja ele cigarro convencional, narguilé ou cigarro eletrônico, causa inúmeras doenças. Já foram relacionadas mais de 50 doenças relacionadas ao tabaco. As que mais chamam a atenção são as doenças Cardiovasculares, Câncer e os problemas respiratórios. Estas doenças são as principais causas de adoecimento e morte no mundo, como por exemplo o Infarto Agudo do Miocárdio, Acidentes Vasculares Cerebrais (derrames), Câncer de pulmão e aparelho Digestivo além da Bronquite e Enfisema.

Quais os riscos da exposição passiva ao fumo?
O fumo passivo é descrito como a inalação de fumaça do cigarro pelas pessoas que não fumam. Consideramos como principais vítimas do tabagismo as crianças que convivem com pais fumantes. Essas crianças têm muito mais chances de desenvolverem doenças como a gripe, pneumonia, otites, etc. Os conviventes dos fumantes também sofrem e tem maior probabilidade de morrer das mesmas doenças dos fumantes, ou seja, elas também são vítimas do tabaco. Morrem de Câncer, Infarto, Acidente Vascular Cerebral, etc.

Quais as primeiras providências o paciente fumante deve tomar ao decidir parar de fumar?
Antes de mais nada, deve tomar consciência do mau que provoca a si e aos seus familiares. Deve saber que não é fácil parar de fumar e que muitas vezes é necessário o acompanhamento de profissionais de várias especialidades. As Secretarias Municipais de Saúde possuem equipes aptas a lhe auxiliar. Recaídas (a pessoa parar e voltar a fumar) é normal, mas que a persistência é a chave do sucesso. Outra coisa: em qualquer idade que o indivíduo pare de fumar, benefícios irão surgir com o tempo. Ou seja, nunca é tarde para parar de fumar.

Segundo o site do Ministério da Saúde, dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) indicam que o percentual de usuários de derivados do tabaco foi 12,8% em 2019, sendo o percentual de fumantes passivos de 9,2%. Em 2013, a prevalência de tabagismo foi de 14,9%. Fazendo o comparativo entre os dois períodos, é possível observar uma redução de 2,1 pontos percentuais.

Mesmo com as estatísticas apontando um futuro promissor na redução do uso do tabaco no Brail, a conscientização e o compartilhamento de informações deve ser constante.

A OMS possui uma lista com mais de “100 razões para parar de fumar”, acesse a versão traduzida no site do INCA: Clique aqui


Imagens