ABRIL VERDE - SEGURANÇA DO TRABALHADOR
ARSS / CIPA
Durante todo o mês de Abril fora realizada ações e orientações de Segurança ao Trabalhador através da CIPA, tendo como objetivo básico tornar compatível o trabalho com a preservação da saúde e da integridade física e mental do trabalhador. A idéia da ARSS é que empregador e funcionários trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Também fora realizada capacitação para todos os membros da CIPA, e trazido ao conhecimento sobre as principais funções do CIPEIRO, sendo elas:
• A maior atribuição é saber ouvir. É ter sensibilidade para escutar e avaliar TODAS as sugestões ou reclamações que lhe forem passadas pelos outros empregados.
• As sugestões que tiverem nexo com a realidade deverão ser levadas para a reunião ordinária. É na reunião ordinária que o problema pode encontrar uma solução. É onde o pensamento coletivo faz a diferença.
• O cipeiro deve saber priorizar. Saber resolver o que é mais importante em uma sequência que lhe permita realizar o seu trabalho para o qual foi contratado. E ainda encontrar tempo para o trabalho da CIPA.
• O trabalho do CIPA se resume a parceria, nenhuma CIPA consegue fazer tudo sozinha. Ela precisa estar ligada aos setores técnicos da empresa.
• O trabalho da CIPA é muito importante para todos os funcionários da empresa. O cipeiro tem a chance de fazer a diferença na empresa. E isso por si só já é ser motivo para que ele esteja sempre motivado.
• Todo membro de CIPA deve saber que sua função de cipista serve para promover ações de segurança do trabalho no ambiente. Buscando evitar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e até acidente de trajeto.
“CIPA é trabalho. Ser cipeiro é ser amigo, ser ajudador, cuidar do bem estar do próximo, é fazer o bem. O trabalho do cipeiro é digno honra. É um trabalho voluntário para o bem comum!”