Novembro Mês Internacional de Sensibilização para Prematuridade
Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los, e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.
No Brasil, cerca de 12% dos nascimentos são prematuros, o dobro do índice de países europeus. Em outras palavras, 340 mil bebês nascem prematuros por ano, o equivalente a 930 bebês prematuros por dia.
Quanto mais prematuro, mais riscos.
Para controlar e reduzir os índices de prematuridade são essenciais medidas de saúde pública, dentre elas o pré-natal adequado. Um acompanhamento minucioso da gestação identifica riscos, ajuda a controlar doenças comuns na gestação, como hipertensão arterial, diabetes e infecção urinária, muitas vezes responsáveis pelo desencadeamento do parto prematuro. Além disso, deve-se prevenir a gestação na adolescência, outro fator de risco para a prematuridade.
No MACC, onde são atendidos gestantes e crianças de risco intermediário e alto risco, o atendimento é focado na prevenção de partos prematuros e reabilitação de recém-nascidos prematuros, por isso nesse mês a equipe fez uma pequena homenagem a esses pequenos grandes heróis.
(Fonte: http://www.sepacoautogestao.org.br/home/news/mes-da-sensibilizacao-para-a-prematuridade/)